fbpx

Os benefícios da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido

Os benefícios da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido

Embora nem todo recém-nascido esteja pronto para sugar imediatamente após o nascimento, independente se o parto for normal ou cesariana, o bebê deve ser colocado em contato direto com a pele da mãe, se ambos estiverem em boas condições e se esse for o desejo da mulher.

A sucção da criança faz a mãe produzir e liberar a ocitocina, um hormônio que ajuda na contração do útero, fazendo com que a mãe perca menos sangue após o parto e, consequentemente, tenha menor risco de desenvolver anemia. Se o bebê sugar antes de a placenta sair, a ocitocina liberada pela amamentação pode acelerar a expulsão da placenta. Além disso, estimula a descida do leite.

✨ O contato pele a pele logo após o parto faz o recém-nascido se adaptar mais rapidamente à vida fora do útero, promove o vínculo mãe-bebê e é bom para o estabelecimento da amamentação. Esse contato íntimo entre mãe e filho faz com que a mãe passe para o bebê os micróbios de sua pele, que vão protegê-lo contra infecções.

A recomendação atual é que o bebê fique em contato pele a pele com sua mãe por, pelo menos, uma hora. A primeira hora de vida é chamada “hora de ouro”, pois a mãe e o bebê costumam ficar acordados, alertas, sendo uma excelente oportunidade para interagirem. Após a primeira hora do parto, mãe e bebê podem ficar sonolentos e dormirem.