Não existe assunto mais envolto em tabus e mitos do que o tema “parto”. Muitas mamães chegam à clínica com dúvidas sobre a possibilidade de ter pouca dilatação, receio com o cordão umbilical do bebê está envolvido no pescoço, o parto ser demorado e, principalmente, o medo da dor.
❗A dor durante o trabalho de parto é única para cada mulher e é influenciada por vários fatores: medo, ansiedade, idade da paciente, tamanho do bebê, peso, experiências anteriores, entre outros. Como a dor corresponde a uma sensação subjetiva, é possível aliviá-la não apenas com medicamento e sim com métodos não farmacológicos, que são ferramentas importantes e com comprovação científica. Estas orientações devem se iniciar, na medida do possível, durante o pré-natal com auxílio do obstetra e da enfermeira obstétrica, para que a gestante se familiarize com os métodos. Neste momento, deve-se enfatizar a importância de um acompanhante, de escolha da parturiente antes e durante o parto, para apoiá-la e contribuir para uma experiência positiva do parto e no alívio da dor.
Como reduzir a dor durante o trabalho de parto?
➡Massagens corporais: no trabalho de parto, a massagem tem o potencial de promover alívio da dor, além de proporcionar contato físico com a parturiente, potencializando o efeito de relaxamento, diminuindo o estresse emocional e melhorando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos;
➡Exercícios respiratórios: têm a função de reduzir a sensação dolorosa, melhorar os níveis de saturação sanguínea materna de O2, proporcionar relaxamento e diminuir a ansiedade;
➡Banho morno: a água aquecida induz a vasodilatação periférica, além de redistribuir o fluxo sanguíneo, proporcionando o relaxamento muscular.
➡Bola suíça: a gestante consegue ficar sentada com a coluna bem alinhada, sem desconforto. A movimentação do quadril facilita a rotação do bebê, auxiliando-o a se deslocar para a posição correta. Outra opção é ficar encaixando e desencaixando o quadril (projetando a pélvis para frente e para trás). Em todos esses exercícios sobre a bola, é recomendável que a grávida apoie suas mãos em um dos membros da equipe ou do seu acompanhante para garantir maior firmeza;
➡Cavalinho: banco que promove o relaxamento, aumento da dilatação e redução da dor. A mamãe apoia seu tórax e braços jogando o peso para frente e aliviando as costas.
É possível realizar acupuntura e praticar Pilates para aliviar a dor. Mas, sempre com a indicação da equipe de assistência ao parto e busca por um profissional habilitado.