fbpx

Vácuo e fórceps

Vácuo e fórceps

Ainda se usa esses instrumentos nos dias de hoje?

O forceps ( instrumentos como pinças ou colheres de aço inox) e o vácuo extrator ( uma campânula com manômetro de pressão) são equipamentos essências à assistência moderna e humanizada ao parto.
O American College Of Ginecologyst and Obstetrician, Royal College of Ginaecologyst and Obstetrician, Ministério da Saúde orientam como forma de enfrentar a epidemia mundial de cesarianas, o treinamento em forceps/vácuo. Através de cursos e na própria residência médica devemos ser treinados ao manejo e suas indicações.
O parto vaginal instrumental é seguro porém carregado de preconceitos arraigados à cultura popular e até mesmo entre os profissionais de saúde.
O forceps é instrumento antigo, já tendo relatos de sua uso há mais de 400 anos como auxílio aos partos que não evoluiam ou em óbitos fetais. Antes do advento da cesariana, o forceps era utilizado, muitas vezes, quando o parto não ocorria e em extrações fetais complexas o que levava à lesões materno/fetais graves. Após a cesariana passou a ser utilizado apenas para alívio, no período expulsivo final, quando uma cesaria não é mais possível mas o parto precisa ser abreviado. O vacuo- extrator tem indicações semelhantes ao do forceps, mas causa menos lacerações vaginais, precisa da mãe realizando puxos e médico treinado para execução. Aplicação de forceps e vácuo são, principalmente : período expulsivo prolongado, descolamento prematuro de placenta, sofrimento fetal agudo, exaustão materna, cardiopatias/pneumopatias maternas, sempre que o feto já se encontra em período expulsivo ( ou seja está no canal vaginal e com cabeça visível ).
Ambos instrumentos precisam de médicos treinados e com experiência na execução, que sendo bem indicado e bem executado propiciam uma parto natural com muito menos complicações que um parto cesariano.

#kristellernao #obstare #partohumanizadosalvador #obstetriciabaseadaemevidencia #forceps #vacuoextrator #partohumanizado