fbpx

Toque vaginal

Toque vaginal

Quando a gestante apresenta sinais de trabalho de parto como contrações, perda do tampão mucoso, sensação de peso no ‘baixo’ ventre, sangramento genital, além de se examinar o abdômen com palpação para avaliar a posição e movimentos do feto, e existência de contrações, ouvir o coração e perceber a localização da dor, executamos também o toque vaginal.

O toque vaginal é importante para avaliar o colo uterino, sua consistência, dilatação, presença de sangramento, bolsa das águas (bolsa que protege o feto dentro do útero materno e que lhe permite flutuar no líquido amniótico), apresentação fetal e posição do feto na bacia. Avaliando a história da paciente em conjunto com o exame físico, que inclui dados vitais como pressão, temperatura, frequência cardíaca materna, avaliação do abdômen e toque vaginal, que podem confirmar ou afastar o trabalho de parto. Mas, atenção! O toque vaginal deve ser realizado o mínimo de vezes possível, preferencialmente pela mesma pessoa ou pessoas da equipe de assistência, sempre após comunicação e aprovação da grávida explicando o que se deseja encontrar.

Não tema o exame de toque! Mas, compreenda que ele pode ser necessário para identificação do trabalho de parto em si e sua progressão. Sempre converse com seu médico e sua equipe de assistência.