fbpx

Primeira consulta gestacional com obstetra: o que preciso saber?

Primeira consulta gestacional com obstetra: o que preciso saber?

Entrar na primeira consulta gestacional pode ser uma experiência emocionante, mas também repleta de nervosismo e dúvidas, especialmente para as mamães de primeira viagem. É um momento marcante, onde se inicia uma jornada repleta de descobertas e responsabilidades! Afinal, é natural sentir-se um pouco perdida diante de tantas novidades e expectativas que cercam a gestação.

Diante desse cenário, vamos a falar sobre as principais atividades que podem ocorrer durante a primeira consulta com o obstetra. Nosso objetivo é proporcionar aos casais mais tranquilidade e confiança para esse momento tão importante, ajudando-os a se prepararem da melhor forma possível para essa fase inicial da gravidez.

Continue a leitura e saiba mais sobre as principais atividades realizadas durante a primeira consulta gestacional com o obstetra!

Histórico Médico
O primeiro passo é investigar o histórico médico completo da mulher, incluindo doenças, cirurgias anteriores, histórico ginecológico e obstétrico e quaisquer uso de medicamentos ou alergias relevantes.

Idade Gestacional e DPP
A idade gestacional pode ser definida através da data da última menstruação, do tamanho do útero ou, em alguns casos, por meio de exames de ultrassom. Com base nesses dados, o obstetra consegue estimar a data provável do parto, uma referência importante para o acompanhamento da gestação.

Exames Físicos e Laboratoriais
Isso inclui medição da pressão arterial, avaliação do peso e altura, ausculta dos batimentos cardíacos, exame físico dos órgãos pélvicos, entre outros. Além disso, são solicitados exames laboratoriais, como hemograma completo, glicemia, sorologia para hepatite B e C, HIV, sífilis, entre outros, para identificar possíveis condições de saúde que possam afetar a gestação.

Rastreamento de Fatores de Risco
São realizados exames específicos, como o teste de glicemia para rastreamento de diabetes gestacional, a medição da pressão arterial para identificação de hipertensão arterial e exames de sangue para avaliar a função da tireoide. Essa avaliação é importante para identificar precocemente possíveis condições que possam complicar a gestação e para iniciar o acompanhamento e tratamento adequado, caso necessário.

Orientações
O seu obstetra é o profissional capacitado para oferecer recomendações e aconselhamentos vitais para uma gestação saudável. Isso inclui cuidados pré-natais, orientações sobre nutrição adequada, prática de atividade física, uso de vitaminas pré-natais e restrição de certos alimentos ou hábitos prejudiciais. Além disso, são fornecidas orientações sobre sintomas comuns da gravidez e como lidar com eles, visando promover o bem-estar da gestante e do bebê ao longo da gestação.

Viu só como a primeira consulta não é nenhum bicho de sete cabeças?

Essas atividades são comuns em todas as gestações e são fundamentais para uma avaliação abrangente do estado de saúde da gestante e do desenvolvimento da gestação. De modo que é imprescindível que você compareça a todas as consultas de pré-natal.

Para ajudar no processo, vocês podem anotar as suas principais dúvidas e assim garantir que tudo seja conversado. Agradecemos a sua presença até aqui e desejamos que esse artigo ilumine a sua gestação!

Continue acompanhando as nossas redes sociais para obter outros materiais informativos que vão te apoiar nesta jornada.

CLIQUE AQUI e fale com nossa central de atendimento!