Muitas polêmicas cercam a assistência humanizada ao parto, mas alguns esclarecimentos necessitam ser dados. Por isso, decidimos elaborar este texto para passar a informação correta para vocês.
Inicialmente, parto humanizado não é parto desassistido!
Todo o movimento do parto humanizado prescreve uma atenção dos profissionais de saúde, sendo eles médicos, enfermeiras, parteiras e demais profissionais que são centrados na mulher, nos seus desejos, com respeito à sua autonomia de decisões. É uma autonomia informada, ou seja, ao longo do pré-natal são dadas todas as informações ao casal de como está a saúde do bebê e da gestante para que decidam onde será o parto, que tipo de intervenções podem ou não ser necessárias, sempre tendo como alvo o mínimo de intervenções e o apoio respeitoso ao momento do casal. Além disso, o parto humanizado não é um parto sem assistência, sozinho ou assistido por leigos. E sim, os profissionais da Equipe Obstare fazem parte de um movimento lindo que deseja trazer as famílias e as mulheres de volta ao cenário do parto. Mas, não como “vítimas da natureza”, mas sim como protagonistas. Trazer à mulher a confiança para que ela siga em frente em uma experiência única de poder, amor e vinculação com seu parceiro e filho.
Não confunda! Parto humanizado não é parto desassistido! Pode ser em casa, na casa de parto ou no hospital, mas sempre terá uma equipe por trás do casal garantindo o bem-estar da gestante e do bebê.