Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto
Se você está se preparando para o nascimento de um filho, queremos te contar que existem métodos não farmacológicos para aliviar a dor durante o trabalho de parto. Acreditamos na importância da gestante conhecer cada um deles durante a gestação para que assim, esteja informada sobre o que pode lhe ser oferecido nesse momento. Como gostamos de falar: informação é poder!
Continue a leitura e conheça os principais métodos não farmacológicos utilizados pela equipe Iluminare.
O QUE SÃO OS MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO?
Antes de recorrer à analgesia, a dor do parto pode ser aliviada com métodos alternativos e não farmacológicos. No geral, há uma grande variedade de técnicas acessíveis e de baixo custo, que podem ser utilizadas na maioria dos locais onde o parto possa ocorrer.
Sendo eles:
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO
O relaxamento através das respirações rítmicas ajudam a aliviar a tensão e contribuem para a capacidade da parturiente de lidar com a dor.
BOLAS DE PILATES
As bolas de pilates permitem que a parturiente teste posições que relaxem o seu assoalho pélvico, reduzindo as dores e tensões.
REBOZO
O rebozo é uma excelente alternativa para relaxar a musculatura e ligamentos do útero, auxiliando no trabalho de parto pois libera as tensões do corpo e contribui para o relaxamento da mulher.
MASSAGENS
A massagem é um dos principais métodos de alívio das dores do parto. Movimentos circulares na região lombar, relaxam e aliviam os incômodos, diminuindo a tensão dos músculos.
COMPRESSÃO NA LOMBAR
A compressão é feita através de movimentos circulares na região lombar, o que alivia a dor das contrações e o desconforto pélvico, promovendo um alívio momentâneo.
AROMATERAPIA
O uso dos óleos essenciais reduz a dor e proporciona um efeito calmante e relaxamento emocional para a parturiente, além de trazer equilíbrio e aconchego para o ambiente de parto, reduzindo a ansiedade e harmonizando as emoções de todos os presentes.
HIPNOSE
A hipnose ajuda a gestante a relaxar e se movimentar para abrir passagem para o bebê sair, evitando o medo que pode fazer com que o corpo tensione, contraia e se feche.
AMBIENTE SEGURO E ACOLHEDOR
Para o parto fluir bem, é essencial que a mulher esteja num ambiente onde se sinta segura e acolhida, além do apoio ofertado pelo acompanhante e a equipe de parto. Isso contribui para que o parto aconteça da forma mais satisfatória possível. O ideal é que tanto a gestante, quanto quem vai acompanhá-la, conheçam durante o pré-natal essas possibilidades para que elas possam ser melhor utilizadas no momento do trabalho de parto, promovendo uma experiência respeitosa e positiva.
E você, recorreu a alguns desses métodos para aliviar os sintomas e encontrar conforto? Qual você mais gostou?
Continue nos acompanhando nas redes sociais para mais dicas e orientações. Agradecemos a sua presença até aqui!
CLIQUE AQUI para mais informações!
Até a próxima!