fbpx

Indicações fórceps e vácuo

Indicações fórceps e vácuo

O Ministério da Saúde, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia, e o Colégio Real de Ginecologia e Obstetrícia orientam como mais uma forma de enfrentar a ‘epidemia’ mundial de cesarianas, o treinamento e incentivo do uso do fórceps ou vácuo extrator fetal de alívio no período expulsivo final.

Antes do advento da cesariana, o fórceps era utilizado quando o parto não ocorria e em casos de extrações fetais complexas, o que levava à lesões maternas e fetais graves. Após a cesariana, passou a ser utilizado apenas para alívio, no período expulsivo final (momento em que o bebê está localizado no canal vaginal e com a cabeça visível) e quando uma cesárea não é mais possível.

O vácuo extrator tem indicações semelhantes ao fórceps, mas causa menos lacerações vaginais e fetais. Entretanto, o fórceps e vácuo são indicados principalmente para o período expulsivo prolongado, descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal agudo, exaustão materna, cardiopatias, pneumopatias maternas e sempre que o feto já se encontre em período expulsivo. Assim, as lacerações vaginais e fetais são menos prováveis.

Atenção! Ambos instrumentos precisam de médicos treinados e com experiência na execução, que sendo bem indicados e bem executados propiciam um parto natural com menos complicações que um parto cesariano. Converse com seu médico!