fbpx

Hora Dourada: Por que ela é tão importante para a saúde do bebê?

Hora Dourada: Por que ela é tão importante para a saúde do bebê?

A Hora Dourada, ou Golden Hour, é o termo que representa a primeira hora de vida do bebê. Nos primeiros 60 minutos após o nascimento, tanto a mãe quanto o bebê costumam estar mais alertas e atentos, sendo a oportunidade ideal para interagirem, promovendo o vínculo entre a mãe e a criança.

A transição do ambiente intrauterino para a vida extrauterina não é uma tarefa simples, mas é possível adotar algumas medidas para que essa passagem seja feita de forma gentil e suave. Após o nascimento de um bebê saudável, o melhor lugar para ele estar é no aconchego do colo da mãe (desde que esse seja o desejo dela, é claro).

✨ Esse contato pele a pele na primeira hora de vida é precioso e ajuda o recém nascido a regular a temperatura corporal e manter-se aquecido, fortalece o sistema imune por meio do contato com a microbiota materna, além de permitir que a amamentação seja estimulada na primeira hora de vida, o que é benéfico tanto para a saúde materna quanto do bebê.

Independentemente da via de parto (parto vaginal ou cesárea), o contato pele a pele deve ser priorizado, e procedimentos de rotina (como pesagem, vacinas, entre outros) podem ser realizados após essa primeira hora.

Agora que você já sabe todos os benefícios da “hora dourada”, que tal conversar sobre isso com a equipe que te acompanha e expressar seus desejos no plano de parto? 😉