EM QUE FASE VOCÊ ESTÁ?
Quando um casal pensa em engravidar, eles automaticamente pensam em encontrar um médico obstetra, não é mesmo?
No entanto, é ideal que a mulher comece a se preparar com cerca de 6 meses a 1 ano de antecedência, para que seja feita uma investigação de patologias que possam atrapalhar o início das tentativas, como a endometriose, miomas, SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e casos severos de infertilidade.
Escolha qual momento você está:
O COMEÇO DE TUDO
NESSA FASE, RECOMENDAMOS OS SEGUINTES PROFISSIONAIS E ESPECIALIDADES:
Além do ginecologista, o casal também pode contar com um nutricionista especializado que irá ajustar a alimentação para atender as demandas da mulher tentante
0 a 13 Semanas
O PRIMEIRO TRIMESTRE
Saiu o positivo? Parabéns!
O próximo passo é iniciar o acompanhamento pré-natal realizado em consultório médico com um dos nossos obstetras:
Esse acompanhamento atenderá a gestante além da sua dimensão fisiológica, levando em consideração aspectos sociais, psicológicos e emocionais que influenciam a expectativa da família sobre o parto.
Outros profissionais são essenciais para garantir uma gestação saudável e segura para mamãe e bebê, como o nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta:
14 a 26 Semanas
O SEGUNDO TRIMESTRE
A partir das 24 semanas de gestação, é realizada uma consulta perinatal com uma das nossas enfermeiras obstetras para que o casal possa receber informações sobre a gestação, parto e pós-parto.
No segundo semestre, a fisioterapia é uma aliada para o alívio dos sintomas e desconfortos que surgem nessa fase, sendo altamente recomendada, assim como a acupuntura:
O acompanhamento terapêutico com psicólogo é recomendado durante todo o período grávido-puerperal e a gestante pode aliar a psicoterapia com outras terapias integrativas:
27 a 41 Semanas
O TERCEIRO TRIMESTRE
A partir das 28 semanas de gestação, é realizada uma consulta perinatal com uma das nossas enfermeiras obstetras para que o casal possa receber informações sobre a gestação, parto e pós-parto.
A partir das 34 semanas, a enfermeira obstétrica referência entrará em contato para agendar a visita domiciliar pré-parto, um momento para o casal receber informações sobre a fisiologia e os sinais do trabalho de parto, a hora de acionar a enfermeira, o papel do acompanhante, elaboração do plano de parto, métodos de indução e outros:
Recomendamos também que, no terceiro trimestre, o casal realize uma consulta pediátrica pré-natal para receber orientações sobre os cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias de vida, além de consultoria sobre vacinação e amamentação:
Nas últimas semanas de gestação, a fisioterapia reduz os desconfortos e prepara o corpo da mulher para o parto enquanto a acupuntura reduz o estresse e ansiedade, podendo ser usada também como um indutor natural e não farmacológico do trabalho de parto. A psicoterapia continua fundamental para ajudar o casal a realizar com leveza uma transição dos sentimentos e perspectivas que a chegada de um bebê proporciona.
PÓS-PARTO E PUERPÉRIO
O bebê nasceu… Já acabou? Pelo contrário! Hora de redobrar os cuidados para garantir que tudo siga bem.
No pós-parto imediato, a puérpera pode optar pela laserterapia para melhorar a cicatrização do corte da cesárea ou na região do períneo em caso de laceração, realizado por um fisioterapeuta especializado. A puérpera também pode escolher retornar com a fisioterapia levando em consideração os aspectos do seu parto e as recomendações do médico.
Entre 7 a 10 dias após o parto, a enfermeira referência realizará uma visita domiciliar na qual será feita uma avaliação detalhada sobre o estado geral da mulher, além de discutir os cuidados gerais com o recém-nascido e orientações sobre amamentação.
Entre 15 a 20 dias após o parto, a paciente deve retornar ao médico e uma revisão deve ser feita entre 30 e 40 dias após o parto.