fbpx

Cordão umbilical enrolado no pescoço! É melhor marcar cesárea?

Cordão umbilical enrolado no pescoço! É melhor marcar cesárea?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, circular de cordão não é indicativo para cesariana! Este é um mito a ser quebrado. Afinal, circular cervical de cordão é um fenômeno bastante comum e não provoca este sufocamento.

Comum? Como assim?

Isso! O bebê se movimenta no útero e acaba enrolando e desenrolando o cordão nas mais variadas partes do corpo: pernas, braços, tronco e pescoço. E nada disso causa danos à saúde dele!

Em primeiro lugar, porque o bebê não respira pelo pulmão ainda, então é impossível que ele se enforque! Em segundo, a gelatina densa que reveste os vasos sanguíneos não deixa que eles sejam apertados a ponto de não passar mais sangue! Então o bebê não fica sem oxigênio!

Sabendo disso, não há motivo para pânico!! Não há motivo sequer para procurar o cordão enrolado no bebê nas ultrassonografias, até porque um cordão enrolado hoje pode não estar mais lá amanhã.

Desconfie de profissionais que valorizam essa história de cordão enrolado! Na maioria dos casos, a obstetra desenrola o cordão do pescoço após a saída da cabeça do bebê, seguindo com o parto normal.

Viu? É mais simples do que parece!

Agora compartilhe a informação com as avós, as tias e toda a vizinhança que insiste em tocar o terror na gestante por causa desse negócio de cordão enrolado no pescoço!