fbpx

ALERTA! Uso de drogas na gestação

ALERTA! Uso de drogas na gestação

O consumo abusivo das drogas se deve principalmente pelo fácil acesso, variedade de substâncias e aumento do uso pela população. Elas podem causar inúmeros prejuízos de ordem social, dentre eles podemos citar o tráfico, prostituição, aumento no número de assaltos e problemas de saúde pública.

⚠ O uso de drogas ilícitas atravessa a barreira placentária e pode ter efeitos sobre o feto, pois a maconha por exemplo, possui ativos delta-9-hydrocannabiol que têm ação alucinógena e são altamente lipossolúveis, facilitando sua entrada na placenta, que pode causar intoxicação, resultando na morte da gestante, como também pode levar ao descolamento de placenta. Além da gestante, o recém-nascido também pode sofrer sérios problemas: irritabilidade, desatenção, tremores, crises de choro, prematuridade, baixo peso, diminuição do perímetro cefálico e morte súbita.

🍺 Quero aproveitar, para falar também sobre o álcool e alertar que não existe quantidade segura conhecida, tempo seguro e tipo de álcool seguro durante a gravidez. Como teratogênio, o álcool pode causar uma série de efeitos para o bebê incluindo possíveis problemas físicos, problemas de comportamento e aprendizado ou uma combinação destes.