A gravidez ectópica é aquela que se desenvolve fora da cavidade uterina, e que acontece em 98 % das vezes nas trompas, mas também pode ocorrer nos ovários, no colo uterino ou até mesmo no abdome.
As causas são principalmente, por qualquer evento que possa alterar a função e a anatomia das trompas e da cavidade uterina. Como também a má formação das trompas, cicatrizes cirúrgicas prévias, cirurgias nas trompas e ovários, curetagens uterinas, cesarianas prévias, infecções pélvicas por doenças sexualmente transmissíveis ou não sexualmente transmissíveis, tabagismo, anticoncepcionais que modifiquem o funcionamento das trompas, principalmente os progestágenos (progestinicos) isolados e o uso do DIU.
A gravidez ectópica pode ser detectada através de um exame pélvico, ultrassonografia e exames laboratoriais e através do crescimento do Beta-HCG sanguíneo (método para o diagnóstico de uma gestação).
Uma gravidez ectópica é tratada imediatamente para evitar a ruptura dos tecidos e hemorragias. A decisão sobre qual o tratamento depende da evolução da gravidez, contando com abordagens conservadoras ou cirúrgicas.
Sempre converse com seu Obstetra e se informe sobre a melhor abordagem possível para você!