As lacerações perineais são cortes que podem acontecer de forma natural após o parto via vaginal, ou seja, com a passagem do bebê pela vagina pode “rasgar” em alguns lugares da vulva, vagina e períneo.
Iniciamos com uma observação bastante importante! A laceração é um corte natural, já a episiotomia é um corte feito por profissionais, através do bisturi ou tesoura. Sendo assim, como evitar lacerações no parto normal?
✨ Exercícios de fisioterapia pélvica e massagens perineais durante a gestação: permite preparar os tecidos perineais para o parto, aumentando a sua elasticidade e diminuindo a sua resistência durante a distensão.
✨ Parto verticalizado: a combinação de mudanças posturais durante o expulsivo passivo e o uso da posição de decúbito lateral (deitada de lado), durante a fase ativa do período expulsivo, estão associados à redução das taxas de parto com episiotomia e lacerações perineais.
✨ Período expulsivo devagar: o segredo é relaxar! A parturiente deve escolher a posição mais confortável, em que se sinta segura e acolhida no silêncio do expulsivo.
Por isso futura mamãe, foque em você! Foque na sua respiração e sinta o momento de fazer força, aproveite as contrações até o final e se conecte com seu bebê.Você não precisa ser guiada, só precisa confiar que é capaz 😉❤️