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Inserção precoce no mundo da tecnologia

Inserção precoce no mundo da tecnologia

Em um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia, é fácil encontrar crianças que ainda não sabem amarrar os sapatos navegando na internet. Por isso, hoje quero falar sobre essa inserção precoce no mundo da tecnologia.
Pesquisas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que o uso de telas digitais podem atrapalhar o sono e contribuir para o sedentarismo dos pequenos, podendo desencadear quadros de obesidade na infância. Deste modo, é recomendado que os meninos e meninas de até cinco anos troquem as telas eletrônicas pelas atividades físicas ou por práticas que não envolvam necessariamente exercícios, mas incluam interações no mundo real, como a leitura e contação de histórias.
Confira algumas recomendações 👇🏻

Bebês:

✅ Devem estar fisicamente ativos várias vezes ao dia de várias maneiras, particularmente por meio de brincadeiras interativas no chão. Para os que ainda não sabem andar, essas atividades físicas devem incluir pelo menos 30 minutos em posição de bruços, repartidos ao longo do dia, nos momentos em que os bebês estiverem acordados;

❌ Não devem permanecer sob formas de contenção e restrição do movimento por mais de uma hora seguida, por exemplo, em carrinhos de bebê, cadeiras altas ou nas costas de um cuidador. Não se recomenda que passem tempo diante de telas de dispositivos eletrônicos. Em momentos de inatividade, recomenda-se que um cuidador leia ou conte histórias;

✅ Devem ter de 14 a 17 horas (no período do nascimento aos três meses de idade) ou de 12 a 16 horas (no período de quatro a 11 meses de idade) de sono de boa qualidade, incluindo cochilos.

Crianças de um a dois anos de idade:

✅ Devem passar ao menos 180 minutos em uma variedade de atividades físicas em qualquer intensidade, incluindo atividades físicas de intensidade moderada a elevada, distribuídas ao longo do dia. Quanto mais, melhor;

❌ Não devem ficar restritas por mais de uma hora seguida por exemplo, em carrinhos de bebê, cadeiras altas ou nas costas de um cuidador, como também não permanecer sentadas durante longos períodos de tempo. Para crianças de um ano de idade, não se recomenda nenhum período de tempo em atividades sedentárias em frente a uma tela (assistindo à TV ou vídeos ou em jogos de computador). Para aquelas com dois anos de idade, o tempo sedentário em frente às telas não deve ser superior a uma hora. Quanto menos, melhor. Em momentos de inatividade, recomenda-se que um cuidador leia ou conte histórias;

✅ Devem ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade, incluindo cochilos, com horários regulares para dormir e acordar.

Crianças de três a quatro anos de idade:

✅ Devem gastar ao menos 180 minutos em vários tipos de atividades físicas em qualquer intensidade. Pelo menos 60 minutos devem envolver atividades de intensidade moderada a elevada, repartidas ao longo do dia. Quanto mais, melhor;

❌ Não devem ficar contidas por mais de uma hora seguida em carrinhos de bebê ou ficar sentadas por longos períodos. O tempo dedicado a atividades sedentárias em frente às telas não deve exceder uma hora. Quanto menos, melhor. Em momentos de inatividade, recomenda-se que um cuidador leia ou conte histórias;

✅ Devem ter de 10 a 13 horas de sono de boa qualidade, que podem incluir cochilos, com horários regulares para dormir e acordar.

⚠ Atenção! Não são só as crianças devem fazer o uso adequado das tecnologias. Os adultos também devem dar o exemplo, pois os pequenos, adquirem parte de seu aprendizado por meio da ‘imitação’ de seus pais e adultos de sua referência.