fbpx

Infecção urinária é comum durante a gravidez?

Infecção urinária é comum durante a gravidez?

Sim! As infecções urinárias representam a forma mais comum de infecções bacterianas em gestantes. A gravidez é uma situação que predispõe ao aparecimento das infecções, devido às mudanças fisiológicas e hormonais que ocorrem nesse período da vida da mulher.

A infecção urinária ocorre pela presença de glicose na urina da mulher grávida, devido às alterações hormonais do período, deixando a uretra mais propícia à proliferação de bactérias. Além disso, na gravidez, há um relaxamento da musculatura que envolve a bexiga causado pela progesterona (hormônio que prepara o útero para uma possível gestação, recebendo o óvulo fecundado e estimulando a produção de leite), permitindo que bactérias normalmente presentes na vagina migrem pela uretra para a bexiga, causando a infecção.

Os sintomas mais comuns são dores no ventre, ardor na região abaixo da barriga e vontade constante de urinar. Há mulheres que não apresentam o desconforto, mas, mesmo assim, estão infectadas. Por isso, o pré-natal é essencial para que se tenha uma gestação mais saudável, em que busca coibir qualquer tipo de complicação.

Assim, complicações como a infecção generalizada materna – também conhecida como Sepsis, ruptura prematura das membranas amnióticas, trabalho de parto prematuro e corioamnionite – infecção das membranas que protegem o feto, podem ser evitadas com exames de rotina de pré-natal. Outras recomendações são a ingestão de líquidos entre 3 a 4 ao dia, ir ao banheiro com frequência, usar calcinhas de algodão e evitar a ducha vaginal interna.