fbpx

10 MITOS DO PARTO NORMAL

10 MITOS DO PARTO NORMAL

São MUITOS os mitos que envolvem o parto normal, não é?

Infelizmente, a quantidade de informações disponíveis na internet pode confundir ou distorcer as percepções de uma família sobre as reais indicações e contraindicações para essa via de parto. Abrindo espaço para informações falsas e que muitas vezes, costumam aterrorizar as gestantes.

Hoje, vamos desvendar alguns deles para ajudar vocês a entenderem melhor os prós e os contras que cada decisão traz para o parto. Como sempre gostamos de reforçar, informação é poder!

Sente-se confortavelmente e continue a leitura!

#01 Se o beber estiver pélvico – sentado – não pode nascer de parto normal?
Não é recomendado em bebês prematuros extremos (com peso abaixo de 1.500 g) ou em caso de sofrimento fetal durante o trabalho de parto. Além de que, hoje já existem técnicas que podem ajudar ele a virar, sendo elas: Osteopatia, Spinning Babies e versão cefálica externa – feita exclusivamente pelo obstetra. O mais importante é ser acompanhada por uma equipe com qualificação nesse tipo de assistência.

#02 Gestação gemelar é de risco para o parto normal?
Neste caso, alguns pontos precisam ser vistos: se a placenta é única e a posição dos bebês. Apenas com essas informações é possível avaliar os riscos e decidir a melhor via de parto. O ideal é que os dois bebês estejam de cabeça para baixo. No entanto, isso não impede que um bebê nasça via vaginal e outro cesárea.

#03 E se a mulher não tiver passagem?
Esse é um dos MAIORES mitos do parto normal! Não existe isso de não ter passagem! TODA mulher dilata se lhe for permitido entrar em trabalho de parto e aguardar o tempo necessário para que seu corpo faça o que é preciso.

#04 O bebê fez cocô na barriga! E agora?
A liberação do mecônio não faz mal ao bebê! O grande risco nesse caso é ele aspirar esse conteúdo, mas isso só acontece no caso de bebês que apresentam uma possível redução da oxigenação intra-uterina. Então pode ficar tranquila! O bebê costuma dar alguns sinais de que está entrando nessa condição.

#05 E o cordão umbilical enrolado no pescoço?
Mais um SUPER MITO! Em primeiro lugar, como o bebê não respira pelo pulmão, é impossível que ele se enforque! Em segundo, a gelatina densa que reveste os vasos sanguíneos não deixa que eles sejam apertados a ponto de não passar mais sangue. Ou seja, está tudo certo!

#06 O parto normal causará danos irreparáveis na vagina da mulher?
Esse é um dos pontos que mais preocupa as mamães de primeira viagem… Mas não se preocupe porque a informação é falsa! A musculatura da vagina é elástica e volta ao tamanho normal depois do nascimento do bebê!

#07 Uma vez cesárea, sempre cesárea?
MITO MITO MITO! O VBAC é seguro e indicado para todas as mulheres! Independente se o primeiro ou segundo parto foi via cesárea! O recomendado é que a mulher discuta com o obstetra as opções disponíveis com base no seu histórico médico individual.

#08 Passou o “tempo de dilatação”. E agora?
A dilatação não tem um cronômetro pré-definido! Assim como não existe um limite de tempo para a evolução do parto! TODA mulher dilata se lhe for permitido entrar em trabalho de parto e aguardar o tempo necessário para que seu corpo faça o que é preciso!

#09 Meu bebê é muito grande e pesado! Tem como?
O fato de ser um bebê grande não significa que ele não possa nascer pela vagina! Questões como o peso da criança e a estrutura da mãe são discutidas durante o pré-natal, no entanto, não são consideradas contraindicações absolutas.

#10 Prematuros não podem nascer por via vaginal?
Bebês prematuros podem sim nascer por parto normal! No entanto, isso dependerá de vários fatores, incluindo a saúde da mãe, a idade gestacional do bebê, a posição e tamanho do feto, e a presença de quaisquer complicações.

Portanto, se você deseja ter um parto normal, nossa dica é: busque uma equipe multidisciplinar que te passe acolhimento, confiança e atenda todos os seus desejos e expectativas para o nascimento. É essencial também que você se informe, estude e prepare o seu corpo e a sua mente!

Deseja obter mais informações?
CLIQUE AQUI e entre em contato com nossa equipe!

Um abraço apertado e até a próxima!